Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

FREGUESIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ENTRONCAMENTO

Notícias

Notícias (56)

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento associou-se ao evento das Janeiras abrindo as suas portas aos grupos da Freguesia que quiseram comemorar este Dia de Reis.

No dia 7 de janeiro, de manhã, deslocaram-se à sede de Freguesia as crianças, educadoras e assistentes operacionais do Jardim Sophia Mello Breyner para cantar as Janeiras e desejar um Bom Ano, tendo sido recebidos pelo Presidente, Secretária e funcionárias da Junta de Freguesia que agradeceram e retribuíram os votos de bom ano.

Na parte da tarde, pelas 16:30h, o grupo de Cantares «Meninos e Moças» da Associação dos Lares Ferroviários do Entroncamento e Técnicas trouxeram temas tradicionais alusivos às Janeiras e foram recebidos pelo Presidente e a Tesoureira da Junta de Freguesia.

No dia 8 de janeiro os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo da Escola do Ensino Básico do Bonito cantaram os Reis e desejaram bom ano ao Presidente da Junta de Freguesia, Ezequiel Estrada.
Estas atuações são já uma tradição na Freguesia bastante apreciada por todos quantos nela participam, crianças, idosos, professoras/educadoras, técnicas de serviço social, assistentes operacionais e funcionárias. Para o Presidente da Junta, Ezequiel Estrada e restante Órgão Executivo é extraordinariamente positivo assistir à perpetuidade das antigas tradições, sendo o cantar dos reis uma tradição secular portuguesa, sobretudo quando são promovidas pelos mais pequenos e pelos mais velhos mostrando o seu trabalho de forma significativa e ativa.

A visita tradicional terminou em convívio com votos de um bom ano e com uma pequena atenção de doçaria alusiva à época.

 

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento continua a desenvolver e desenvolveu em 2018 um conjunto de políticas que têm como prioridade melhorar as condições de vida da população, em particular da mais desfavorecida, promovendo o apoio social ao longo do ano e o apoio às Associações, a saber:

  • Cabazes a pessoas/famílias carenciadas;
  • Cadeirões de descanso para utentes à Santa Casa da Misericórdia;
  • Botas de Trabalho aos Bombeiros;
  • Medicamentos a pessoas/famílias carenciadas;
  • Obras de melhoramento na sede do Motoclube "Os Fenómenos do Entroncamento";
  • através do seu Fundo Social concedeu Bolsas de Estudo aos alunos com mérito e ação Social do 4, 6, 9 ano e 12º ano de escolaridade, ao último a propina da faculdade;
  • 80 cabazes à Conferencia de São Vicente Paulo;
  • entre outros.


No dia 20 de dezembro de 2018 foram entregues, na sede de Freguesia, 100 cabazes e 60 brinquedos a crianças a famílias carenciadas.


"Desta forma, com votos de solidariedade, a Junta de Freguesia de nossa Senhora de Fátima do Entroncamento deseja a todos um excelente Ano de 2019".

 

 

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento apoiou o projeto de investigação/ação - “Projeto IDEA” relativo aos processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita, denominado, no Entroncamento, Palavra de Arte.

Este projeto insere-se na linha de intervenção do IDEA - Investigação de Dificuldades para a Evolução na Aprendizagem, o qual conta com a supervisão da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, na pessoa da Professora Doutora Maria Dulce Gonçalves.

O projeto em referência visa promover as competências leitoras, a autoeficácia e a autoconfiança das crianças do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico), contribuindo por inerência para o sucesso educativo dos alunos, para a afirmação da escola, como um espaço verdadeiramente inclusivo e dando resposta aos objetivos do projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, no âmbito da sua Ação Social, colaborou com a Conferência de São Vicente de Paulo na produção de 80 cabazes de Natal ,que foram distribuidos a famílias carenciadas, pela referida Conferência.

Na sede da Freguesia, no dia 20 de Dezembro, a Junta de Freguesia procedeu à entrega de 100 Cabazes de Natal a famílias carenciadas e entregou  60 brinquedos a crianças dos 0 aos 10 anos de idade.

A entrega de cabazes e de brinquedos enquadra-se no plano de ação preconizada por esta Junta de Freguesia e destina-se a famílias carenciadas da Freguesia, tendo para o efeito recorrido, uma vez mais, ao Fundo Social.cabazes

Na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito - Valor e Excelência, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, que decorreu no Centro Cultural, no dia 16/11/2018, o Órgão Executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no âmbito da sua rubrica Fundo Social atribuiu quatro Bolsas de Estudo a alunos residentes nesta Freguesia, beneficiários da Ação Social Escolar e com Mérito Escolar, dos 4º, 6º, 9º e 12º anos (ingresso no ensino superior), relativamente ao ano letivo de 2017/18.

Ainda, neste contexto, foram entregues aos referidos alunos Certificados de mérito.

A Junta de Freguesia recebe Pais Natais - Motoclube Os Fenómenos Entroncamento

No dia 14/12/2018 a Junta de Freguesia recebeu os Pais Natais, na sede de Freguesia, sendo que, uma vez mais, o Órgão Executivo comparticipou esta atividade.

Tarifa Social de energia elétrica e gás natural em 2018 

Despacho n.º 3229/2017, de 18 de abril 
Fixa o desconto a aplicar nas tarifas de acesso às redes de gás natural, aplicável a partir de 1 de julho de 2017

Despacho n.º 11946-A/2016, de 6 de outubro
Fixa o desconto a aplicar nas tarifas de acesso às redes de eletricidade, aplicável a partir de 1 de janeiro de 2017

 De acordo com os supracitados despachos “A tarifa social de fornecimento de energia elétrica constitui um importante instrumento de política e justiça social, que visa proteger os agregados familiares economicamente vulneráveis, garantindo-lhes o acesso a estes serviços essenciais em condições de menor esforço financeiro e maior estabilidade tarifária…” e “O Decreto-Lei n.º 101/2011, de 30 de setembro, criou a tarifa social de fornecimento de gás natural a aplicar a clientes finais economicamente vulneráveis, prevendo que a tarifa social é calculada mediante a aplicação de um desconto na tarifa de acesso às redes em baixa pressão, nos termos do Regulamento Tarifário aplicável ao setor do gás natural…”

A tarifa social é regulada pelo Decreto-Lei n.º 138-A/2010, de 28 de dezembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 172/2014, de 14 de novembro, e pela Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março


http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/2018/Paginas/TarifasSociaisAcessoTVF2018.aspx


De acordo com Gonçalo Santos “para beneficiar do desconto, de forma a reduzir a conta da luz e gás, e reforçar o orçamento das famílias portuguesas, estes devem ser beneficiários de algum apoio da segurança social. É levado em conta também o salário anual auferido por cada agregado. Os consumidores terão de ser os titulares da fatura do serviço, e não ter uma potência superior a 6.9khw na luz, e no caso do gás, o escalão de consumo deve ser o 1 ou o 2”.
Pode também consultar as:

Perguntas Frequentes - Energia Elétrica - Tarifa Social - DGEG

 

 

Aniversário da Freguesia Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento foi comemorado dia 31 de julho de 2018

Singulariza-se que foi aprovada, por unanimidade, pelo Executivo e pela Assembleia de Freguesia, a proposta de alteração da celebração do Aniversário da Freguesia do dia 31 de julho para o 1 de julho, data em que foi aprovada a sua criação, conforme os artigos 2º e 7º, da Lei 68/2003, de 26 de agosto, publicado em Diário da República – I série -A ,nº196.

 

 

bolo de aniversário

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, pelo quarto ano consecutivo, assegura a iluminação de Natal na rua Almirante Reis, no Largo de Santo António e na Rua da Maruja.

Esta iniciativa continua a ser uma atenção para com o comércio local e munícipes, contando com a colaboração da Câmara Municipal do Entroncamento.

Votos de Boas Festas e excelente ano de 2019!

Esta exposição coletiva dos alunos do 10º ano, do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, resulta do convite da escola à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no sentido de, mais uma vez, divulgar junto da comunidade local o trabalho desenvolvido pelos alunos da área de Artes Visuais, promovendo a articulação entre a escola e o meio envolvente.

AS OBRAS EXPOSTAS:
A exposição representa o trabalho desenvolvido na disciplina de Desenho A, 10º ano, referente à unidade de trabalho, “O Alto Contraste”, que teve como objetivo principal, criar imagens de alto contraste, indutoras da perceção de contornos ilusórios, traduzindo uma imagem fotográfica, constituída por uma gama completa de valores lumínicos, em duas imagens formadas apenas por áreas de cor selecionadas.
A unidade desenvolveu-se com o objetivo de criar e expor os trabalhos subordinados à temática, “Retratos de hoje, escritores de sempre…”, resultante da articulação disciplinar com as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e os alunos do 10º ano CSE.
Na disciplina de Português foi realizado um estudo sobre cada um dos escritores selecionados do qual resultou a síntese biográfica que acompanha os trabalhos, à qual, as disciplinas de Matemática e Geografia acrescentaram, respetivamente, um friso cronológico e uma identificação geográfica da naturalidade de cada um.
Esta abordagem teórica proporcionou o conhecimento necessário para, no espaço da sala de aula, avançar, primeiro, na análise e depois na síntese e arte final. As composições visuais apresentadas refletem a resposta ao problema enunciado através do ato criativo e revelam a capacidade de adequação e evolução perante novos materiais e novas técnicas de expressão e representação.

OS AUTORES
Na escola, estes alunos já conquistaram o seu espaço e reconhecimento, mas esta é uma oportunidade, para uma vez mais, mostrar à comunidade as suas capacidades resultantes do processo de ensino/aprendizagem.
Alunos do 10º ano (2017/18) do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento: Adriana Barbosa, Adriana Matos, Alexandre Martins, Bruna Ramalho, Diana Barbosa, Filipa Moreno, Inês Martins, Inês Amaral, Jéssica António, Leonor Casalta, Lucas Lopes, Maria Duarte, Maria Rego, Maria João Graça, Mariana Narciso e Pedro Reis.
Docente da disciplina de Desenho A e Coordenador desta atividade, Professor Álvaro Santos.

Pág. 1 de 4