Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

FREGUESIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ENTRONCAMENTO

Notícias

Notícias (84)

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, no âmbito da sua Ação Social, em colaboração e apoio da Conferência de São Vicente de Paulo procedeu à entrega de 70 cabazes de Natal.

Na sede da Freguesia, foram entregues 80 Cabazes de Natal e a crianças dos 0 aos 10 anos de idade, brinquedos.

A entrega de cabazes e de brinquedos enquadrou-se no plano de ação preconizado por esta Junta de Freguesia e destinada a famílias carenciadas da Freguesia, tendo para o efeito recorrido, uma vez mais, ao seu Fundo Social.

A entrega acima mencionada decorreu dentro da normalidade e  com a devida segurança.

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento reabre o Serviço de atendimento presencial à população, na sede de Freguesia, com o atendimento e devidos cuidados instituídos neste período de pandemia, esta quinta-feira, dia 26 de novembro, com o horário habitual, das 8 horas e 30 minutos às 13 horas.

 

       O Órgão Executivo ciente das suas responsabilidades e compromissos junto da população, decorrente da pandemia (COVID-19) e no interesse da mesma, tem dado e vai continuar a manter os serviços necessários de forma consciente, procurando responder, se possível, atempadamente e com os devidos cuidados aos cidadãos.

       Salientar que no âmbito do acima referido, em devido tempo, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento elaborou o plano de contingência que foi divulgado publicamente e enviado à DGS, no qual foram definidos os procedimentos específicos de atuação, no âmbito do funcionamento dos Serviços Administrativos e dos cuidados de proteção individual, entre os quais se encontram, através da internet, ativos os seguintes:

  • A Junta de Freguesia tem disponibilizado online o requerimento de atestado (jfnsfatima.pt);
  • O formulário (requerimento) deve, após o devido preenchimento, ser enviado por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
  • O Espaço do Cidadão encontra-se encerrado, previsivelmente, até dia 27 de novembro de 2020. Para este efeito, ou outros assuntos, podem contactar os Serviços da Junta de Freguesia – Telem: 963508029 ou por reencaminhamento de chamadas através do Tel: 249 726036, sendo que a validade dos documentos foi alargada até dia 31 de março de 2021, aprovado pelo Conselho de Ministros, abrangendo documentos como o Cartão de Cidadão, Certidões e Cartas de Condução.
  • A recolha dos documentos emitidos e devidamente autenticados prevê-se que possa ser efetuada pelo próprio, a partir de 26 de novembro de 2020, nos Serviços Administrativos da Freguesia.

Deste modo, a Junta de Freguesia assegura via internet todos os serviços acima referidos, bem como o apoio à medicamentação.

  • O CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente sedeado nestas instalações é acompanhado por teletrabalho.
  • O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social continua a atender fora das instalações da Junta de Freguesia.

         Com a devida autorização do Senhor Delegado de Saúde continua a decorrer na sede de Freguesia, no piso superior, com acesso e espaço independente relativamente ao espaço de atendimento da Junta de Freguesia, um curso de formação ministrado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Tomar, cumprindo as regras de proteção individual e higienização.

         O Serviço de Limpeza Urbana da Freguesia efetuado nos espaços públicos supervisionado e acompanhado pela Junta de Freguesia decorre normalmente com a intervenção de 5 trabalhadores e respetivos equipamentos, no caso totalmente elétricos. O sistema de videovigilância, segurança e abertura automática dos portões que dão acesso aos referidos equipamentos, cujos acessos são exteriores ao edifício sede da Freguesia, são monitorizados à distância.

         Não obstante o referido, importa salientar que através da utilização dos meios digitais, a Junta de Freguesia continua a assegurar o apoio à medicação a famílias carenciadas da Freguesia, que foi recentemente atualizado para o valor de 500€ (quinhentos euros) por mês, assim como os procedimentos de registo de atribuição de cabazes, que no ano anterior, 2019, foram entregues 180 cabazes, estimando-se uma entrega igual ou superior no presente ano.

         O Presidente da Junta de Freguesia, Ezequiel Estrada, continua a participar e a acompanhar a informação por videoconferência com o Conselho Municipal de Segurança e Proteção Civil.

         Prevê-se para dia 21 de novembro, sábado, a higienização do espaço de atendimento da Junta de Freguesia, por uma empresa da especialidade, assim como a reabertura dos Serviços Administrativos em regime presencial na próxima semana.

 

                                      O Presidente da Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

 

 

Ezequiel Soares Estrada

 

 

 

 

             A Assembleia de Freguesia tem sido um Órgão muito atento à supervisão da atividade e gestão da Junta de Freguesia, na consecução dos seus objetivos, que estão sempre de acordo com a Missão e Visão deste Executivo.

             Nesta continuidade, a Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, na pessoa do Presidente, Ezequiel Estrada, valoriza a confiança depositava no Órgão Executivo desta Junta de Freguesia, com o facto da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima ter aprovado por unanimidade o Orçamento e Grandes Opções do Plano 2021.

              Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a recetividade às nossas iniciativas, reforçando a importância da boa relação existente entre todos, em prol do interesse público.

              Apesar da conjuntura atual da pandemia, não devemos deixar de procurar em segurança festejar esta época, desejando a todos Bom Natal e Feliz Ano Novo, com saúde, alegria e muita esperança.

 

 

O Presidente da Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

 

Ezequiel Soares Estrada

A Junta de Freguesia atendendo à necessidade que o CERE tem na utilização de um grelhador, com alguma dimensão, entendeu  oferecer um grelhador devidamente equipado a esta Instituição.

A Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento comemorou 17 anos de existência, sendo a data assinalada de forma simples, dados os constrangimentos decorrentes do COVID-19. Neste contexto, a comemoração foi feita com o número de pessoas recomendados pela DGS, 20 convidados, com o hino Nacional e o hastear da bandeira pelas 12 horas.

Muito gostaríamos de poder contar com a presença dos convidados habituais nesta data comemorativa, de mais um aniversário da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, que lamentavelmente não é possível em tempo de COVID-19.

Não obstante o referido, é na esperança de muita saúde e força para todos, que desejamos que para o próximo ano possamos todos juntos, com grande alegria e saúde, dar continuidade presencialmente a esta comemoração do aniversário da Freguesia, sendo entregue aos não presentes um convite/mensagem alusivo à comemoração e a Gazeta número 6 da Freguesia.

Mencionar, também, que o bolo de Aniversário que devia dar fim à cerimónia com o cantar de parabéns à Freguesia foi, pessoalmente, entregue pelo Presidente da Freguesia, Ezequiel Estrada, aos profissionais de saúde do ADC e do Centro de Saúde.

 

Certos da vossa compreensão,

O Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima

Ezequiel Estrada

         A Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento recuperou uma tradição do Entroncamento “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que neste ano, dia 21 de maio de 2020, dia da espiga, devido à conjuntura atual do COVID-19 não nos é permitido comemorar como gostaríamos, presencialmente com alegria, música, comida, abraços, sorrisos e claro com a apanha da espiga, fazendo o nosso ramo de espiga.

      Seguiríamos a tradição, depois de um dia de festa, o nosso ramo seria colocado por detrás da porta de entrada e só seria substituído por um novo, no dia da espiga do ano seguinte. Este ramo constituído por espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representa amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força, com Celebração da Palavra com Bênção de Espigas”

    Na sociedade moderna, por vezes, verifica-se que os jovens estão cada vez mais desvinculados das pessoas idosas, no entanto foi uma ternura ver a interação dos jovens da Escola Secundária do Entroncamento com os mesmos, sendo que para este dia preparam e realizaram jogos tradicionais e animações mais modernas resgatando laços entre as duas gerações. Foi um dia da espiga 2019, com tradição, almoço churrasco,  cantoria e bênção  das espigas ... com muito convívio e alegria!

   É na esperança de muita saúde e força para todos, que desejamos que para o próximo ano possamos todos, com grande alegria e saúde, dar continuidade a esta tradição “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que agora e aqui recordamos… e, para tal oferecemos um bolo alusivo aos Lares da nossa terra, para lembrar este dia.

 

     

 

        O Órgão Executivo, no âmbito do seu Plano de Atividades, em tempo oportuno, anunciou que iria oferecer, com todo o gosto, um bolo de Aniversário aos residentes da Freguesia, que comemorem 100 ou mais anos de idade.         

       Assim, este Órgão Executivo ofereceu um bolo à D. Maria Amélia Pereira para a comemoração do seu centésimo aniversário, no Lar dos Ferroviários, com votos de Felicidades e muita Saúde.

   

    Parabéns!

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima ofereceu ao Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, cinco computadores portáteis, para os alunos de escalão “A” e “B”, abrangidos por Bolsas de Mérito e que necessitem da sua utilização por empréstimo, decorrente da situação de contingência que vivemos e no âmbito do Plano de Ensino a Distância (E@D) do Agrupamento.

A Direção do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento agradeceu à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, na pessoa do seu Presidente, Dr. Ezequiel Estrada, a oferta realizada e a total disponibilidade, como é seu apanágio, em colaborar com o Agrupamento, e neste caso, na promoção do sucesso escolar dos nossos alunos.

Pág. 1 de 6