Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

FREGUESIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ENTRONCAMENTO

Notícias

Notícias (91)

     

     O 20 de maio de 2021, dia Municipal do Idoso foi celebrado no Entroncamento com bolo em todas as instituições, uma oferta do Município e das Juntas de Freguesia, tendo os Presidentes da Câmara Municipal do Entroncamento (CME), das Juntas de Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São João Batista e os Vereadores a tempo inteiro da CME acompanhado a arruada, bem como a visita às instituições do Concelho.

 

 

        

       Ezequiel Estrada, Presidente da Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento e o seu Executivo, no âmbito da atividade a desenvolver “Recuperar uma Tradição - Quinta Feira da Espiga é no Bonito “ recorda que a Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento recuperou uma tradição do Entroncamento “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que neste ano, dia 13 de maio de 2021, dia da espiga, devido à conjuntura atual do COVID-19 não nos permite, ainda, comemorar como gostaríamos, presencialmente com alegria, música, comida, abraços, sorrisos e claro com a apanha da espiga, fazendo o nosso tradicional ramo de espiga.

      Seguiríamos a tradição, depois de um dia de festa, o nosso ramo seria colocado por detrás da porta de entrada e só seria substituído por um novo, no dia da espiga do ano seguinte. Este ramo constituído por espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representa amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força, com Celebração da Palavra com Bênção de Espigas”.

      Não queremos deixar de salientar que na sociedade moderna, por vezes, se verifica que os jovens estão cada vez mais desvinculados das pessoas idosas, no entanto foi uma ternura ver a interação dos jovens da Escola Secundária do Entroncamento com os mais velhos, sendo que para este dia prepararam e realizaram jogos tradicionais e animações mais modernas resgatando laços entre as duas gerações.     

      Esta Junta de Freguesia desde 2018 que recuperou e comemora esta tradição com muita dinâmica e bons resultados e não querendo baixar os braços e deixar cair esta tradição, juntamente com os parceiros merecedores da atenção devida, vai entregar um bolo alusivo e um ramo de espiga aos Lares da nossa terra, para lembrar este dia e para que localmente se comemore esta data com a devida segurança em tempo de COVID-19.

      É na esperança de muita saúde e força para todos, que desejamos que para o próximo ano possamos todos, com grande alegria e saúde, dar continuidade a esta tradição “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que agora e aqui recordamos.

 

O Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima

                                                                                                                                             Ezequiel Soares Estrada

 

 

 

Com o código responder pela Internet a partir do dia 19 de abril, contamos consigo. Todos contam!

 

Muito obrigada!

 

 

Esteja a contar connosco! Contribua ... responda pela Internet! 

Contamos com todos.

 

A resposta aos CENSOS 2021 vai ser preferencialmente pela Internet, permitindo uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos.

A partir do dia 5 de abril tem início a distribuição das cartas pelos recenseadores em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta aos CENSOS 2021 através da Internet (ou telefone). Esteja atento!

 

A fase de resposta tem início a 19 de abril.

Contamos com a sua resposta pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio.

 

Para responder pela internet:

Fácil - Aceda a censos2021.ine.pt

Seguro - Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE

Rápido - Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar”

 

Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
  • Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.

 

Se precisar de ajuda:

 

Linha de Apoio 210 54 20 21

 

 

 

 

 

      Censos2021.ine.pt

 

Contamos todos.

 

Contamos com todos.

 
Onde estão todos.

 


     Responda pela Internet de preferência até 03/05

 

 

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, no âmbito da sua Ação Social, em colaboração e apoio da Conferência de São Vicente de Paulo procedeu à entrega de 70 cabazes de Natal.

Na sede da Freguesia, foram entregues 80 Cabazes de Natal e a crianças dos 0 aos 10 anos de idade, brinquedos.

A entrega de cabazes e de brinquedos enquadrou-se no plano de ação preconizado por esta Junta de Freguesia e destinada a famílias carenciadas da Freguesia, tendo para o efeito recorrido, uma vez mais, ao seu Fundo Social.

A entrega acima mencionada decorreu dentro da normalidade e  com a devida segurança.

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento reabre o Serviço de atendimento presencial à população, na sede de Freguesia, com o atendimento e devidos cuidados instituídos neste período de pandemia, esta quinta-feira, dia 26 de novembro, com o horário habitual, das 8 horas e 30 minutos às 13 horas.

 

       O Órgão Executivo ciente das suas responsabilidades e compromissos junto da população, decorrente da pandemia (COVID-19) e no interesse da mesma, tem dado e vai continuar a manter os serviços necessários de forma consciente, procurando responder, se possível, atempadamente e com os devidos cuidados aos cidadãos.

       Salientar que no âmbito do acima referido, em devido tempo, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento elaborou o plano de contingência que foi divulgado publicamente e enviado à DGS, no qual foram definidos os procedimentos específicos de atuação, no âmbito do funcionamento dos Serviços Administrativos e dos cuidados de proteção individual, entre os quais se encontram, através da internet, ativos os seguintes:

  • A Junta de Freguesia tem disponibilizado online o requerimento de atestado (jfnsfatima.pt);
  • O formulário (requerimento) deve, após o devido preenchimento, ser enviado por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
  • O Espaço do Cidadão encontra-se encerrado, previsivelmente, até dia 27 de novembro de 2020. Para este efeito, ou outros assuntos, podem contactar os Serviços da Junta de Freguesia – Telem: 963508029 ou por reencaminhamento de chamadas através do Tel: 249 726036, sendo que a validade dos documentos foi alargada até dia 31 de março de 2021, aprovado pelo Conselho de Ministros, abrangendo documentos como o Cartão de Cidadão, Certidões e Cartas de Condução.
  • A recolha dos documentos emitidos e devidamente autenticados prevê-se que possa ser efetuada pelo próprio, a partir de 26 de novembro de 2020, nos Serviços Administrativos da Freguesia.

Deste modo, a Junta de Freguesia assegura via internet todos os serviços acima referidos, bem como o apoio à medicamentação.

  • O CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente sedeado nestas instalações é acompanhado por teletrabalho.
  • O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social continua a atender fora das instalações da Junta de Freguesia.

         Com a devida autorização do Senhor Delegado de Saúde continua a decorrer na sede de Freguesia, no piso superior, com acesso e espaço independente relativamente ao espaço de atendimento da Junta de Freguesia, um curso de formação ministrado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Tomar, cumprindo as regras de proteção individual e higienização.

         O Serviço de Limpeza Urbana da Freguesia efetuado nos espaços públicos supervisionado e acompanhado pela Junta de Freguesia decorre normalmente com a intervenção de 5 trabalhadores e respetivos equipamentos, no caso totalmente elétricos. O sistema de videovigilância, segurança e abertura automática dos portões que dão acesso aos referidos equipamentos, cujos acessos são exteriores ao edifício sede da Freguesia, são monitorizados à distância.

         Não obstante o referido, importa salientar que através da utilização dos meios digitais, a Junta de Freguesia continua a assegurar o apoio à medicação a famílias carenciadas da Freguesia, que foi recentemente atualizado para o valor de 500€ (quinhentos euros) por mês, assim como os procedimentos de registo de atribuição de cabazes, que no ano anterior, 2019, foram entregues 180 cabazes, estimando-se uma entrega igual ou superior no presente ano.

         O Presidente da Junta de Freguesia, Ezequiel Estrada, continua a participar e a acompanhar a informação por videoconferência com o Conselho Municipal de Segurança e Proteção Civil.

         Prevê-se para dia 21 de novembro, sábado, a higienização do espaço de atendimento da Junta de Freguesia, por uma empresa da especialidade, assim como a reabertura dos Serviços Administrativos em regime presencial na próxima semana.

 

                                      O Presidente da Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

 

 

Ezequiel Soares Estrada

 

 

 

Pág. 1 de 7