Freguesia Nossa Senhora de Fátima

 

FREGUESIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ENTRONCAMENTO

Notícias

Notícias (95)

As Certidões de Eleitor já podem ser emitidas online, evitando assim a deslocação à sua Junta de Freguesia.

Para o efeito os interessados devem ser possuidores de chave movel digital e aceder ao Portal do euEleitor

 

 

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, no âmbito da sua Ação Social e da comemoração 18º Aniversário da Freguesia, em colaboração e apoio da Conferência de São Vicente de Paulo ofereceu 70 cabazes a famílias carenciadas da Freguesia.

 

.

 

A Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento comemorou 18 anos de existência, sendo a data assinalada de forma simples, dados os constrangimentos que decorrem do COVID-19. Assim, da comemoração constou o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pelas 12 horas, com número reduzido de pessoas de acordo com a recomendação da DGS e devidamente testadas.

Muito gostaríamos de poder contar com a presença dos convidados habituais nesta data comemorativa, de mais um aniversário da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento, que infelizmente não é possível neste tempo de pandemia.

Foi entregue aos presentes a Gazeta número 7 da Freguesia, que é já considerada uma tradição nesta data comemorativa.

A Junta de Freguesia presenteou algumas Intuições/Associações com um bolo alusivo ao Aniversario da Freguesia e  entregues 70 cabazes, em colaboração com a Conferência São Vicente Paulo, a famílias carenciadas da Freguesia.

 

 

Todos os interessados que desejem visualizar a sessão da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima - Entroncamento, poderão faze-lo através do Youtube através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=i8gdOXT9SkM.

 

     

     O 20 de maio de 2021, dia Municipal do Idoso foi celebrado no Entroncamento com bolo em todas as instituições, uma oferta do Município e das Juntas de Freguesia, tendo os Presidentes da Câmara Municipal do Entroncamento (CME), das Juntas de Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São João Batista e os Vereadores a tempo inteiro da CME acompanhado a arruada, bem como a visita às instituições do Concelho.

 

 

        

       Ezequiel Estrada, Presidente da Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento e o seu Executivo, no âmbito da atividade a desenvolver “Recuperar uma Tradição - Quinta Feira da Espiga é no Bonito “ recorda que a Junta Freguesia de Nossa Senhora de Fátima do Entroncamento recuperou uma tradição do Entroncamento “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que neste ano, dia 13 de maio de 2021, dia da espiga, devido à conjuntura atual do COVID-19 não nos permite, ainda, comemorar como gostaríamos, presencialmente com alegria, música, comida, abraços, sorrisos e claro com a apanha da espiga, fazendo o nosso tradicional ramo de espiga.

      Seguiríamos a tradição, depois de um dia de festa, o nosso ramo seria colocado por detrás da porta de entrada e só seria substituído por um novo, no dia da espiga do ano seguinte. Este ramo constituído por espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representa amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força, com Celebração da Palavra com Bênção de Espigas”.

      Não queremos deixar de salientar que na sociedade moderna, por vezes, se verifica que os jovens estão cada vez mais desvinculados das pessoas idosas, no entanto foi uma ternura ver a interação dos jovens da Escola Secundária do Entroncamento com os mais velhos, sendo que para este dia prepararam e realizaram jogos tradicionais e animações mais modernas resgatando laços entre as duas gerações.     

      Esta Junta de Freguesia desde 2018 que recuperou e comemora esta tradição com muita dinâmica e bons resultados e não querendo baixar os braços e deixar cair esta tradição, juntamente com os parceiros merecedores da atenção devida, vai entregar um bolo alusivo e um ramo de espiga aos Lares da nossa terra, para lembrar este dia e para que localmente se comemore esta data com a devida segurança em tempo de COVID-19.

      É na esperança de muita saúde e força para todos, que desejamos que para o próximo ano possamos todos, com grande alegria e saúde, dar continuidade a esta tradição “Quinta Feira da Espiga é no Bonito” que agora e aqui recordamos.

 

O Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima

                                                                                                                                             Ezequiel Soares Estrada

 

 

 

Com o código responder pela Internet a partir do dia 19 de abril, contamos consigo. Todos contam!

 

Muito obrigada!

 

 

Esteja a contar connosco! Contribua ... responda pela Internet! 

Contamos com todos.

 

A resposta aos CENSOS 2021 vai ser preferencialmente pela Internet, permitindo uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos.

A partir do dia 5 de abril tem início a distribuição das cartas pelos recenseadores em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta aos CENSOS 2021 através da Internet (ou telefone). Esteja atento!

 

A fase de resposta tem início a 19 de abril.

Contamos com a sua resposta pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio.

 

Para responder pela internet:

Fácil - Aceda a censos2021.ine.pt

Seguro - Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE

Rápido - Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar”

 

Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
  • Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.

 

Se precisar de ajuda:

 

Linha de Apoio 210 54 20 21

 

 

 

 

 

      Censos2021.ine.pt

 

Contamos todos.

 

Contamos com todos.

 
Onde estão todos.

 


     Responda pela Internet de preferência até 03/05

 

 

Pág. 1 de 7