Freguesia de Nossa Senhora de Fátima
Entroncamento

 

 

Esta exposição coletiva dos alunos do 10º ano, do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, resulta do convite da escola à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no sentido de, mais uma vez, divulgar junto da comunidade local o trabalho desenvolvido pelos alunos da área de Artes Visuais, promovendo a articulação entre a escola e o meio envolvente.

AS OBRAS EXPOSTAS:
A exposição representa o trabalho desenvolvido na disciplina de Desenho A, 10º ano, referente à unidade de trabalho, “O Alto Contraste”, que teve como objetivo principal, criar imagens de alto contraste, indutoras da perceção de contornos ilusórios, traduzindo uma imagem fotográfica, constituída por uma gama completa de valores lumínicos, em duas imagens formadas apenas por áreas de cor selecionadas.
A unidade desenvolveu-se com o objetivo de criar e expor os trabalhos subordinados à temática, “Retratos de hoje, escritores de sempre…”, resultante da articulação disciplinar com as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e os alunos do 10º ano CSE.
Na disciplina de Português foi realizado um estudo sobre cada um dos escritores selecionados do qual resultou a síntese biográfica que acompanha os trabalhos, à qual, as disciplinas de Matemática e Geografia acrescentaram, respetivamente, um friso cronológico e uma identificação geográfica da naturalidade de cada um.
Esta abordagem teórica proporcionou o conhecimento necessário para, no espaço da sala de aula, avançar, primeiro, na análise e depois na síntese e arte final. As composições visuais apresentadas refletem a resposta ao problema enunciado através do ato criativo e revelam a capacidade de adequação e evolução perante novos materiais e novas técnicas de expressão e representação.

OS AUTORES
Na escola, estes alunos já conquistaram o seu espaço e reconhecimento, mas esta é uma oportunidade, para uma vez mais, mostrar à comunidade as suas capacidades resultantes do processo de ensino/aprendizagem.
Alunos do 10º ano (2017/18) do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento: Adriana Barbosa, Adriana Matos, Alexandre Martins, Bruna Ramalho, Diana Barbosa, Filipa Moreno, Inês Martins, Inês Amaral, Jéssica António, Leonor Casalta, Lucas Lopes, Maria Duarte, Maria Rego, Maria João Graça, Mariana Narciso e Pedro Reis.
Docente da disciplina de Desenho A e Coordenador desta atividade, Professor Álvaro Santos.