A Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, de acordo com os resultados provisórios Censos 2021, tem cerca de 13000 residentes, sendo uma das Freguesias que cresceu no Distrito de Santarém.
No período de pandemia, em novembro de 2020 registou-se um caso positivo à Covid-19 nos Serviços Administrativos, que por indicação do Sr. Delegado de Saúde e da necessidade de isolamento profilático de catorze dias, o que levou ao encerramento dos Serviços Administrativos da Freguesia, deixando os fregueses sem acesso aos serviços para requerer atestados de residência, licença de canídeos, atualização de cartas de condução e cartão de cidadão, bem com ao atendimento telefónico, esclarecimentos e outros assuntos.
A Junta de Freguesia preocupada com a situação acima mencionada procurou criar alternativa que fosse ao encontro do interesse da população, que em simultâneo salvaguardasse as normas emanadas pela DGS, o espaço para atendimento ao público da sede de Freguesia que permite apenas duas pessoas (normas de distanciamento) e a existência de uma porta de entrada/saída.
Poderia esta Junta de Freguesia fazer o atendimento por marcação, mas tendo em consideração o elevado número de indivíduos a requerer os Serviços da Freguesia procurou-se providenciar o atendimento presencial e na hora, com entrega do documento final no período de 24 horas, considerando ser este o atendimento mais eficaz e que melhor respondia às necessidades dos fregueses. Assim, neste âmbito salvaguardando o atendimento contínuo e a devida segurança dos funcionários e fregueses, optou-se por efetuar o atendimento à janela/portada. Menciona-se, ainda, que os mesmos eram informados das razões deste tipo de atendimento. Singulariza-se, que nunca houve qualquer tipo de reclamação ou contestação quanto a este tipo de atendimento, sendo que em período de mau tempo o atendimento é efetuado no interior.
Importa salientar, que no espaço da sede de Freguesia funcionam outros serviços, designadamente o CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente e o SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, com três técnicas no CAVI e duas no SAAS.
No período de janeiro 2021 a fevereiro 2022 a Junta de Freguesia efetuou o registo de 1.708 atestados de residência, sendo que nestes se enquadram 510 indivíduos estrangeiros com o primeiro registo, na Freguesia, 93 cartas de condução, 10 cartões de cidadão, 164 certificados digitais, 13 confirmações de morada, 258 licenças de canídeos, 43 pedidos de Chave Móvel Digital, suporte financeiro e logístico à entrega de 370 cabazes de alimentos e 344 apoios farmacêuticos, atendimentos telefónicos, esclarecimentos, informações, entre outros serviços, pelo facto de nunca ter encerrado os seus Serviços Administrativos, estando sempre atenta às necessidades e ao dispor dos seus fregueses. Ultimam-se os preparativos para uma reabertura, considerada normal e segura.
O Presidente da Junta de Freguesia
Ezequiel Soares Estrada